Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Northern Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor | Cuny Lehman College | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Lisbon | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Paolo M. | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Alex S. | - |
Autor(es): dc.creator | Padilha, Camila | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, João Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Schoenfeld, Brad J. | - |
Autor(es): dc.creator | Cyrino, Letícia T. | - |
Autor(es): dc.creator | Tomeleri, Crisieli M. | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Matheus A. | - |
Autor(es): dc.creator | Antunes, Melissa | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Rodrigo R. | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Décio S. | - |
Autor(es): dc.creator | Venturini, Danielle | - |
Autor(es): dc.creator | Burini, Roberto C. | - |
Autor(es): dc.creator | Sardinha, Luís B. | - |
Autor(es): dc.creator | Cyrino, Edilson S. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:54:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:54:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1519/JSC.0000000000003602 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/230698 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/230698 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of the present study was to investigate the effects of resistance training (RT) performed with a higher versus lower training volume on oxidative stress (OS) biomarkers in older women. Thirty-eight older women (≥60 years) were randomly assigned to 1 of 2 groups: a group that performed 1 set per exercise (low volume [LV], n = 18) or 3 sets per exercise (high volume [HV], n = 20). The whole-body RT consisted of a 12-week RT program involving 8 exercises performed with sets of 10-15 repetitions maximum, 3 days per week. Advanced oxidation protein products (AOPP), total radical-trapping antioxidant parameter (TRAP), and ferrous oxidation-xylenol orange (FOX) were used as OS biomarkers. The composite Z-score of the percentage changes from pre-to posttraining of OS biomarkers according to groups was calculated. A significant main effect of time (p < 0.05) was found for AOPP (LV =-7.3% vs. HV =-12.2%) and TRAP (LV = +1.5% vs. HV = +15.5%) concentrations, without a statistical difference between the groups (p > 0.05). A significant group vs. time interaction (p < 0.001) was revealed for FOX (LV = +6.4% vs. HV =-8.9%). The overall analysis indicated higher positive changes for HV than LV (composed Z-score: HV = 0.41 ± 1.22 vs. LV =-0.37 ± 1.03; p < 0.05). Our results suggest that a greater volume of RT seems to promote superior improvements on OS biomarkers in older women. | - |
Descrição: dc.description | Metabolism Nutrition and Exercise Laboratory Londrina State University | - |
Descrição: dc.description | Center for Research in Health Sciences University of Northern Paraná | - |
Descrição: dc.description | Exercise Science Department Cuny Lehman College | - |
Descrição: dc.description | Clinical Analyses Laboratory Londrina State University | - |
Descrição: dc.description | Department of Pathology Botucatu School of Medicine São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Exercise and Nutrition Metabolism Center The Department of Public Health Botucatu School of Medicine São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Exercise and Health Laboratory Interdisciplinary Center for the Study of Human Performance Faculty of Human Kinetics University of Lisbon | - |
Descrição: dc.description | Department of Pathology Botucatu School of Medicine São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Exercise and Nutrition Metabolism Center The Department of Public Health Botucatu School of Medicine São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 1141-1146 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Strength and Conditioning Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | AOPP | - |
Palavras-chave: dc.subject | FOX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strength training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training volume | - |
Palavras-chave: dc.subject | TRAP | - |
Título: dc.title | Improvement of Oxidative Stress in Older Women Is Dependent on Resistance Training Volume: Active Aging Longitudinal Study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: