Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CES University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Escobar, Alfonso | - |
Autor(es): dc.creator | Rojas-Gualdrón, Diego F. | - |
Autor(es): dc.creator | Velez, Luis F. | - |
Autor(es): dc.creator | Santos-Pinto, Lourdes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:33:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:33:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1002/jdd.12936 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/230694 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/230694 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To evaluate the feasibility of developing visual diagnostic skills for detecting and assessing dental caries using e-learning assisted practice in preclinical dental education. Methods: A one-group before and after the study was conducted. After a theoretical lesson on cariology, 53 inexperienced second-year preclinical students assessed 78 clinical photographs using the Nyvad criteria; they received automated feedback upon completion of the test. After a week, all students reassessed the same set of photographs, which were randomly reordered. Differential diagnostic accuracy was analyzed category-pairwise, and overall accuracy measures were based on the receiver operator curve. Diagnostic accuracy in both attempts was evaluated and compared through estimation and pooling of individual student accuracies. Results: Pooled category-pairwise accuracy was lower for discriminating Sound surface from Non-cavitated-active caries, and for discriminating inactive caries (surface discontinuity) from intact surface inactive caries and Cavitated-active caries. Pooled overall accuracy, after the theoretical lesson, was 0.79 (95% confidence interval [CI] 0.77–0.81), and it increased to 0.99 (95% CI 0.98–0.99) after feedback. Between-student variability in accuracy was reduced from I2= 0.66 to 0.55. Conclusion: E-learning assisted practice is a feasible alternative to start developing visual diagnostic skills for detecting and assessing dental caries using the Nyvad criteria from preclinical dental education in cariology. However, further studies are required to evaluate its effectiveness in improving real-world practice knowledge and skills. | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Dentistry Group of Basic Dental Science (CBO) CES University | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Medicine CES University | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology School of Dentistry at Araraquara São Paulo State University – UNESP | - |
Descrição: dc.description | Department of Morphology School of Dentistry at Araraquara São Paulo State University – UNESP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Dental Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | dental caries | - |
Palavras-chave: dc.subject | diagnosis | - |
Palavras-chave: dc.subject | educational methodology | - |
Título: dc.title | Developing diagnostic skills from preclinical dental education: Caries detection and assessment using e-learning assisted practice | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: