Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Lauren Cristine Aguiar | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Lúcia Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Gabriel Filipe Duarte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:27:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:27:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702022v28e0161 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/230633 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/230633 | - |
Descrição: dc.description | This article sought to investigate the perception of professionals in areas related to the assessment of disability regarding the Modified Brazilian Functioning Index (IFBr-M) instrument, as well as the implications of adopting or not this new assessment model, the resources needed for its implementation and validity and the current situation of the consolidation process in the Unified Health System as a unified instrument, in accordance with the biopsychosocial concept of disability that characterizes Brazilian legislation, such as the Brazilian Inclusion Law – Law no. 13.146, of July 6, 2015). Approaches were made with public agents and representatives of different institutions and civil entities, through interviews with two professionals involved with the Movement of People with Disabilities and with the formulation of the IFBr-M. It is a debate that is still quite incipient and needs to be faced more seriously by institutions and public agents, in their formation and also in their performance, given the relevance of the topic for society. The IFBr-M presents itself as an important tool for assessing disability in a biopsychosocial model, with numerous practical implications that mark the daily lives of this population, as well as a vector for public debate on this complex phenomenon. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desen-volvimento e Aprendizagem da UNESP Campus Bauru Bolsista de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ-CNPq Proc. 310524/2020-2) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp Campus Bauru) Bolsista Pibic/ CNPq | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desen-volvimento e Aprendizagem da UNESP Campus Bauru Bolsista de Bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ-CNPq Proc. 310524/2020-2) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp Campus Bauru) Bolsista Pibic/ CNPq | - |
Formato: dc.format | 89-104 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Educacao Especial | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | IFBr-M | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modified Brazilian Functioning Index | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public policy | - |
Título: dc.title | Analysis of The Modified Brazilian Functioning Index (IFBr-M) and its Socials Implications | - |
Título: dc.title | Análise do Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBr-M) e suas Implicações Sociais1 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: