Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruzeiro do Sul University | - |
Autor(es): dc.contributor | Ibirapuera University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Freiburg | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Bern | - |
Autor(es): dc.creator | Campos, Priscila H. | - |
Autor(es): dc.creator | Gimenez, Thais | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Rafael S. | - |
Autor(es): dc.creator | Caneppele, Taciana M. F. | - |
Autor(es): dc.creator | Guaré, Renata O. | - |
Autor(es): dc.creator | Lussi, Adrian | - |
Autor(es): dc.creator | Bresciani, Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Diniz, Michele B. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:09:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:09:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.2174/1573396317666211202090657 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/230619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/230619 | - |
Descrição: dc.description | Background: The first clinically detectable stage of caries lesion is a non-cavitated white spot lesion (WSL). The detection of early stages of caries lesions allows non-invasive management by fluoride usage, oral hygiene and diet control. There is a lack of information in the literature regarding the prevalence of these caries lesions in preschool children, which is important especially for public health strategies. Objective: The aim of this study was to conduct a systematic review with meta-analysis to verify the WSLs prevalence in primary teeth of preschool children. Methods: A literature search with MEDLINE/PubMed, Scopus, Web of Science, and Open Gray databases was conducted. Included studies fulfilled the eligibility criteria. Meta-analyses were performed using random effects model, for prevalence of pooled WSLs and subgroups analyses. Results: The search strategy identified 4922 potentially relevant articles, with final inclusion of 16 studies. The pooled prevalence of WSLs in primary teeth was 14.0% (95% CI: 8.0-24.0), without publication bias (p=0.2668). For subgroup analyses, an increase in WSLs prevalence for children of low-income economy (24.0%; 95% CI: 20.0-28.0), for age >31 months (22.0%; 95% CI: 12.0-37.0), for validated visual criteria assessment (20.0%; 95% CI: 11.0-33.0), and for tactile assessment with ball-ended probe (26.0%; 95% CI: 11-50.0) were detected. Conclusion: It is suggested that the prevalence of WSLs in primary teeth of preschool children increases in countries with low income economy, with age greater than 31 months or texture assessment with visual validated criteria or ball-ended probe. PROSPERO Registration: Protocol number #CDR42017078434. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Cruzeiro do Sul University | - |
Descrição: dc.description | Ibirapuera University | - |
Descrição: dc.description | GAPEC Academic Group of Clinical Research Department of Restorative Dentistry Institute of Science and Technology of São José dos Campos São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Operative Dentistry and Periodontology Center of Dental Medicine University of Freiburg | - |
Descrição: dc.description | School of Dental Medicine University of Bern | - |
Descrição: dc.description | GAPEC Academic Group of Clinical Research Department of Restorative Dentistry Institute of Science and Technology of São José dos Campos São Paulo State University (UNESP), São Paulo | - |
Formato: dc.format | 33-46 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Current Pediatric Reviews | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dental caries | - |
Palavras-chave: dc.subject | meta-analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | preschool child | - |
Palavras-chave: dc.subject | prevalence | - |
Palavras-chave: dc.subject | primary teeth | - |
Palavras-chave: dc.subject | white spot lesions | - |
Título: dc.title | Prevalence of White Spot Caries Lesions in Primary Teeth in Preschool Children: Systematic Review and Meta-analysis | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: