Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Etiene V. | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Fernanda G. | - |
Autor(es): dc.creator | Faggian, Letícia | - |
Autor(es): dc.creator | da Silveira Araujo, Marielle Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Vitória Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Conti, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Capriles, Vanessa D. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:20:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:20:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.foodres.2022.110999 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/230474 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/230474 | - |
Descrição: dc.description | Despite recent scientific advances and the growth of the gluten-free market, important issues such as the improvement of the sensory and nutritional quality of gluten-free bread (GFB) still need to be addressed. Therefore, the aim of the present study was to integrate instrumental and sensory techniques for assessing liking, softness, and emotions related to GFB based on rice flour (RF) and bean flour (BF). Results shows that common BF increases the ash, protein, and dietary fiber content of bread. The RF and BF blend improves dough thermomechanical properties, bread volume, instrumental texture properties and acceptability, as well as being the formulation indicated by consumers as presenting ideal softness, all of which subsequently correlated with positive food-related emotions, based on a facial emojis list. Thus, a RF and BF blend is a valuable ingredient producing nutrient-dense and acceptable GFB, which is important for consumers who choose or must adhere to a gluten-free diet. This research highlights promising predictors able to correlate dough parameters, as well as physical properties of bread with the sensory quality of GFB; this could be helpful to food scientists and producers to conduct extensive sensory and consumer research regarding both commercial and experimental GFB to establish whether those products meet consumer expectations, showing the relevance of continuing studies. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Federal University of São Paulo (UNIFESP) Institute of Health and Society (Campus Baixada Santista) Department of Biosciences, Rua Silva Jardim, 136, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Institute of Biosciences Humanities and Exact Sciences (IBILCE) Campus São José do Rio Preto Department of Food Engineering and Technology, Rua Cristóvão Colombo, 2265, SP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) Institute of Biosciences Humanities and Exact Sciences (IBILCE) Campus São José do Rio Preto Department of Food Engineering and Technology, Rua Cristóvão Colombo, 2265, SP | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2012/17838-4 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2017/10843-6 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2019/12906-0 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Food Research International | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acceptability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Face emojis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Food texture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Food-related emotions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gluten-free | - |
Palavras-chave: dc.subject | Just-About-Right | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mixolab | - |
Título: dc.title | An integrated instrumental and sensory techniques for assessing liking, softness and emotional related of gluten-free bread based on blended rice and bean flour | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: