Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Maria Aparecida Marchesan | - |
Autor(es): dc.creator | Zornoff, Denise | - |
Autor(es): dc.creator | Kobayasi, Renata | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:09:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:09:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.anndiagpath.2021.151875 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/230062 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/230062 | - |
Descrição: dc.description | Context: The COVID-19 pandemic has forced traditional teaching to be re-structured and delivered online. Objective: To analyse medical students' perceptions about the benefits and difficulties of the remote teaching of Pathology during the COVID-19 pandemic. Design: A cross-sectional study was performed with an online survey applied to students from the third and fourth year of medical graduation, who attended the remote teaching of Pathology during the COVID-19 pandemic. Online teaching methods consisted of synchronous activities with live interactive lectures, case-based discussions and asynchronous activities with recorded lectures, tutorials and texts available on the online teaching platform. Students' perceptions about the remote teaching of Pathology were assessed through online survey. Results: Ninety students (47.4%) of 190 participants completed the questionnaire, 45 were male and 52 in the third year of medical graduation. Perceived conditions that facilitated Pathology learning included the use of the online teaching platform and time flexibility for study. Students regarded live interactive lectures as superior to traditional face-to-face lectures. Perceived conditions that hindered the implementation of the online teaching included difficulty separating study from home activities, lack of motivation and worsening of quality of life due to physical distancing from colleagues and the faculty. Overall, the remote teaching of Pathology was positively valued by 80% of the students. Conclusion: Online tools allowed the content of Pathology to be successfully delivered to the students during the COVID-19 pandemic. This experience may be a model for future teaching activities of Pathology in health science education. | - |
Descrição: dc.description | Department of Pathology Botucatu Medical School Sao Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Department of Internal Medicine Pedagogical Support Nucleus Botucatu Medical School Sao Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Center for the Development of Medical Education Faculty of Medicine University of Sao Paulo (CEDEM FMUSP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Pathology Botucatu Medical School Sao Paulo State University (Unesp) | - |
Descrição: dc.description | Department of Internal Medicine Pedagogical Support Nucleus Botucatu Medical School Sao Paulo State University (Unesp) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Annals of Diagnostic Pathology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Medical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pathology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Remote teaching | - |
Título: dc.title | Remote Pathology teaching under the COVID-19 pandemic: Medical students' perceptions | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: