Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Sacred Heart University Center (UNISAGRADO) | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Pedro A. B. | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Gessica M. K. | - |
Autor(es): dc.creator | Ortiz, Camila R. | - |
Autor(es): dc.creator | Frascareli, Fernanda C. O. | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Fernando B. | - |
Autor(es): dc.creator | Mariano, Enzo B. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:40:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:40:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-11-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/su132313407 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/230019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/230019 | - |
Descrição: dc.description | This paper identifies, through a literature review, how 53 circular economy (CE) practices are related to the capability approach (CA) proposed by Sen. The main goal was to identify how a virtuous cycle between CE and CA can be developed. Five instrumental freedoms (IF) were analysed: economic facilities, social opportunities, protective security, political freedoms, and transparency guarantees. These relationships were analysed in three flows: CE practices positively impacting IF, CE practices negatively impacting IF, and the feedback influence of IF on CE practices. The results show that 32 of the 53 practices previously mentioned have not yet been studied from the CA context, which indicates that there are several research opportunities. From the practices considered, 72 articles were analysed in the final sample. The results suggest that several CE practices are aligned with the CA, considering that all five IF were identified as positive outcomes of CE practices. However, in some contexts, certain practices can have negative outcomes, which indicates that CE, at least in some cases, may not be considered as sustainable, as it decreases IF and, therefore, the social aspect of sustainability. The results also highlight that there is a feedback from IF to CE, in such a way that investing in the expansion of IF can facilitate the development of CE practices. Therefore, this study concludes that CE is indeed a way to fully operationalize sustainable development. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Department of Production Engineering School of Engineering of Bauru Campus Bauru São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Exact Department Sacred Heart University Center (UNISAGRADO), Rua Irmã Arminda, 10-50 Jardim Brasil | - |
Descrição: dc.description | Department of Production Engineering School of Engineering of Bauru Campus Bauru São Paulo State University (UNESP) | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Sustainability (Switzerland) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capability approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circular economy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumental freedoms | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtuous cycle | - |
Título: dc.title | Sustainable development as freedom: Trends and opportunities for the circular economy in the human development literature | - |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: