Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Ana Carolina Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Vitor Homem De Mello | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Otávio José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:29:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:29:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.15388/infedu.2022.01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229761 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229761 | - |
Descrição: dc.description | Education 4.0 (E4) aims to improve the teaching-learning process and democratize access to quality education by using Industry 4.0 technologies in educational environments. The main objective of this article is to propose a framework containing a package of policies and initiatives for the drivers of society (industry, government, and academia) to develop E4. The framework was elaborated through systematic review based on good practices, challenges, and opportunities of E4, which were systematized considering the technical-scientific literature and the authors' experience. The main scientific contribution of this work is the creation of a new block of knowledge about E4 that expands and at the same time deepens the existing literature and can support new research and foster initiatives on the subject. Its main applied contribution is to increase access to quality education through the development of E4. | - |
Descrição: dc.description | Department of Production Sao Paulo State University UNESP Guaratinguetá | - |
Descrição: dc.description | Department of Production Sao Paulo State University UNESP Guaratinguetá | - |
Formato: dc.format | 1-32 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Informatics in Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development Framework | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education 4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Industry 4.0 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical-Scientific Scenario | - |
Palavras-chave: dc.subject | Triple Helix | - |
Título: dc.title | Towards the Revolution and Democratization of Education: A Framework to Overcome Challenges and Explore Opportunities through Industry 4.0 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: