Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Taubaté Institute of Higher Education (ITES) | - |
Autor(es): dc.creator | Trava, Georgia Memari | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Juliane Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Lucas Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Pamela Beatriz Rosário Estevam dos | - |
Autor(es): dc.creator | Hasna, Amjad Abu | - |
Autor(es): dc.creator | Yui, Karen Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Bressane, Adriano | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Luciane Dias | - |
Autor(es): dc.creator | Spalding, Marianne | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:31:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:31:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.12688/F1000RESEARCH.25456.1 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229737 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229737 | - |
Descrição: dc.description | produced by halogen bulb (HAL) and light-emitting diode (LED) light curing units (LCUs) by irradiating dentin discs (0.5 mm and 1 mm thickness), and to evaluate their cytotoxic effects on fibroblast culture in the presence of dentin discs due to the increasing demand on resincomposite restorations and teeth bleaching for esthetic purposes. total of 20 bovine incisors were used to obtain dentin discs and divided into four experimental groups (n=10): HAL0.5: intensity of 470 mW/cm2 over a dentin disc of 0.5 mm; LED0.5: irradiation with LED Optilight Max (GNATUS-Ribeirão Preto, SP, Brazil) at an intensity of 1200 mW/cm2 over a dentin disc of 0.5 mm; HAL1: irradiation as in HAL0.5 but over a dentin disc of 1 mm; LED1: irradiation as in LED0.5 but over a dentin disc of 1 mm. The temperature increase was measured using a digital thermometer and the cytotoxicity was evaluated using an MTT assay with a mouse fibroblast cell line (L929). Parametric Data were analyzed by ANOVA and Tukey and non-parametric data were analyzed by Kruskal Wallis with Conover-Iman for non-parametric data (all with α=0.05). Results: A significant statistical difference was found between the groups HAL0.5 and HAL1 and both were different of LED0.5 and LED1 which presented higher temperature. All the experimental groups were different of the control group (without irradiation), and promoted reduction of cellular viability. Conclusions: HAL LCU promoted a lower temperature change in the to LED, regardless of the dentin thickness (0.5-1 mm). Both HAL and LED LCUs decreased fibroblast viability; however, LED promoted more significant cytotoxic effects. | - |
Descrição: dc.description | Department of Biosciences and Oral Diagnosis São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology, 12245000 | - |
Descrição: dc.description | Taubaté Institute of Higher Education (ITES), Taubaté,12090000 | - |
Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology São José dos Campos, 12245000 | - |
Descrição: dc.description | Department of Enviormental São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology, 12247016 | - |
Descrição: dc.description | Department of Biosciences and Oral Diagnosis São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology, 12245000 | - |
Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology São José dos Campos, 12245000 | - |
Descrição: dc.description | Department of Enviormental São Paulo State University (Unesp) Institute of Science and Technology, 12247016 | - |
Formato: dc.format | 1-13 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | F1000Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Halogen light | - |
Palavras-chave: dc.subject | Light-emiting-diode | - |
Palavras-chave: dc.subject | mouse fibroblasts | - |
Palavras-chave: dc.subject | temperature increase | - |
Título: dc.title | The effect of halogen bulb and light-emitting diode light curing units on temperature increase and fibroblast viability [version 1; peer review: 1 approved, 1 approved with reservations] | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: