Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Graziela Maria Ferraz de | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Tayomara Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Rosemary Pereira Lino da | - |
Autor(es): dc.creator | Bello, Marielle Poyo | - |
Autor(es): dc.creator | Fontes, Cassiana Mendes Bertoncello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:22:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:22:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200209 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229732 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229732 | - |
Descrição: dc.description | OBJECTIVE: To reflect on cross-cultural care for the population based on the theoretical assumptions and concepts of Leininger's Transcultural Theory, related to the recommendations for combating the Covid-19 pandemic. METHOD: Reflective theoretical study based on culturally competent care, related to the Brazilian reality, using the conceptual attributes of care, culture, and worldview. Critically articulated the reasonings about the guidelines for preserving, accommodating, and repatterning actions for the care of people. RESULTS: The nurse must know cross-cultural care in order to consider individual and/or collective treatment and respect the existing differences in beliefs and values. This premise corroborates the adherence to Covid-19 prevention and treatment recommendations. The lack of knowledge about the transmissibility and invisibility of the virus and the risk factors, combined with the cultural diversity of the population, can make it difficult to adhere to health recommendations. FINAL CONSIDERATIONS: Cross-cultural care favors the practice of health education and can provide conditions for greater adherence of the population to nursing actions. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem. Botucatu | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Enfermagem. Botucatu | - |
Formato: dc.format | e20200209 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista gaucha de enfermagem | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Theoretical reflections of Leininger's cross-cultural care in the context of Covid-19 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: