
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Romanelli, João Paulo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Maria Carolina Pereira | - |
| Autor(es): dc.creator | de Abreu Pestana, Luís Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Jéssica Akemi Hitaka | - |
| Autor(es): dc.creator | Boschi, Raquel Stucchi | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Daniel Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:31:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:31:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11356-021-16420-x | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229538 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229538 | - |
| Descrição: dc.description | The evidence base in environmental sciences is increasing steadily. Environmental researchers have been challenged to handle massive volumes of data to support more comprehensive studies, assess the current status of science, and move research towards future progress. Bibliometrics can provide important insights into the research directions by providing summarized information for several end users. Here, we present an in-depth discussion on the use of bibliometric indicators to evaluate research outputs through four case studies comprising disciplines in environmental sciences. We discuss four big challenges researchers may face when conducting bibliometric reviews and how to deal with them. We also address some primary questions researchers may answer with bibliometric mapping, drawing lessons from the case studies. Lastly, we clarify some misuses of review concepts and suggest methodological principles of systematic reviews and maps to improve the overall quality of bibliometric studies. | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Ecology and Forest Restoration (LERF) “Luiz de Queiroz” College of Agriculture University of São Paulo, Av. Pádua Dias, 11 | - |
| Descrição: dc.description | Laboratory of Enzymatic Technology (LabEnz) Department of Chemical Engineering Federal University of São Carlos, Rod. Washington Luiz, km 235 | - |
| Descrição: dc.description | Agronomic Sciences College (FCA) Forest Science Department São Paulo State University, Av. Universitária, 3780 | - |
| Descrição: dc.description | Secretariat for Environmental Management and Sustainability (SGAS) Federal University of São Carlos, Rod. Washington Luís, km 235 | - |
| Descrição: dc.description | Group of Applied Instrumental Analysis Department of Chemistry Federal University of São Carlos, Rod. Washington Luís, km 235 | - |
| Descrição: dc.description | Agronomic Sciences College (FCA) Forest Science Department São Paulo State University, Av. Universitária, 3780 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Environmental Science and Pollution Research | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliometric indicators | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliometric mapping | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Case studies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental sciences | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Network analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Research trends | - |
| Título: dc.title | Four challenges when conducting bibliometric reviews and how to deal with them | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: