Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues Pereira, Natalia Moya | - |
Autor(es): dc.creator | Pierre Massè Araya, Marcel Jean | - |
Autor(es): dc.creator | Scheicher, Marcos Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:18:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:18:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jbmt.2021.07.043 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229524 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229524 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: Institutionalized older adults have fewer opportunities to participate in daily living activities and tasks in an independent manner, with greater deleterious effects on the physiological losses inherent to aging and with increased gait and balance impairment compared to community-dwelling older adults. The use of a treadmill for rehabilitation, with or without partial weight support, has been studied in different groups, but not on institutionalized older adults. Objectives: To assess the effects of a treadmill walking program on the postural balance and quality of life of institutionalized older adults. Methods: Thirty-seven institutionalized older adults: intervention group (n = 23, 75.7 ± 7.8 years) and control group (n = 14, 78.9 ± 10.2 years). A total of 10 weeks of treadmill walking, twice a week (intervention group) vs. no training (control group). Postural balance was assessed by the Tinetti test, 6-min walk test (6MWT), and 10-m walk test and Quality of life with the WHOQOL-Bref questionnaire. Results: Significant improvement was observed in balance parameters (6MWT distance: p < 0.001; gait speed 6MWT: p < 0.001; gait speed 10MWT: p < 0.001; Tinetti scale: p = 0.001), and in the physical (p = 0.01), psychological (p = 0.002), self-assessed quality of life (p = 0.01) and overall quality of life domains (p = 0.002). Conclusions: Treadmill walking program had positive effects on the postural balance and quality of life of institutionalized older adults. | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy and Occupational Therapy Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Human Development and Technologies Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy and Occupational Therapy Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Human Development and Technologies Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 172-179 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Bodywork and Movement Therapies | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Balance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutional care | - |
Palavras-chave: dc.subject | Population aging | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quality of life | - |
Título: dc.title | Improvement of quality of life and postural balance of institutionalized elderly people undergoing to a treadmill walking training | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: