Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade Integral Diferencial – FACID/ Wyden | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos, Diego Dantas Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Besegato, João Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Sâmmea Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Andrea Abi Rached | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Aryvelto Miranda | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Alexandre Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:49:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:49:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4103/jisp.jisp_327_20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229495 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229495 | - |
Descrição: dc.description | Background: The effects of fixed orthodontic therapy on the occurrence of halitosis are not yet fully understood. This study aimed to evaluate the effect of fixed orthodontic appliances on self-assessment and diagnosis of halitosis in undergraduate dental students. Materials and Methods: Sixty-two undergraduate dental students were included in this cross-sectional study. Two groups (n = 31 per group) were composed of participants with (study group) or without (control group) fixed orthodontic appliance. Halitosis self-assessment and clinical diagnosis were assessed using a visual analogic scale (VAS) and sulfur volatile compounds (SVCs) assessment, respectively. The subjective (VAS) and objective (SVC) malodor assessments were classified in absence, light, moderate, or severe malodor. Chi-square Pearson test and Spearman’s correlation were applied for data analysis, with a significance level of 5%. Results: The use of fixed orthodontic appliances had no effect on self-assessment (P = 0.490) or clinical diagnosis (P = 0.610) of halitosis. Self-assessment was not significantly associated with the diagnosis of halitosis regardless the use of fixed orthodontic appliance (P ≥ 0.737). Male participants showed higher diagnosis of halitosis (P = 0.007). SVC measurements showed the absence of halitosis in 51.6% and 58.1% of participants with or without orthodontic appliances, respectively. Conclusion: The use of fixed orthodontic appliances affected the self-assessment of halitosis but no SVC measurements. It was not verified a correlation between subjective and objective methods to diagnose halitosis in dental students. | - |
Descrição: dc.description | Department of Dentistry Faculdade Integral Diferencial – FACID/ Wyden | - |
Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry School of Dentistry Araraquara São Paulo State University – UNESP | - |
Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry School of Dentistry Araraquara São Paulo State University – UNESP | - |
Formato: dc.format | 432-437 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Indian Society of Periodontology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dental students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnosis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Halitosis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orthodontic appliances | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-assessment | - |
Título: dc.title | Effect of fixed orthodontic appliances on self-assessment and diagnosis of halitosis in undergraduate dental students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: