
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of California | - |
| Autor(es): dc.contributor | Université Clermont Auvergne | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paris University | - |
| Autor(es): dc.contributor | University of Antioquia | - |
| Autor(es): dc.creator | Duque, Ana Luiza Rocha Faria | - |
| Autor(es): dc.creator | Demarqui, Fernanda Manaia | - |
| Autor(es): dc.creator | Santoni, Mariana Marchi | - |
| Autor(es): dc.creator | Zanelli, Cleslei Fernando | - |
| Autor(es): dc.creator | Adorno, Maria Angela Tallarico | - |
| Autor(es): dc.creator | Milenkovic, Dragan | - |
| Autor(es): dc.creator | Mesa, Victoria | - |
| Autor(es): dc.creator | Sivieri, Katia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:14:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:14:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.foodres.2021.110657 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229445 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229445 | - |
| Descrição: dc.description | Imbalances in gut microbiota composition occur in individuals with autism spectrum disorder (ASD). The administration of probiotics, prebiotics, and synbiotics is emerging as a potential and promising strategy for regulating the gut microbiota and improving ASD-related symptoms. We first investigated the survival of the probiotics Limosilactobacillus (L.) reuteri and Bifidobacterium (B.) longum alone, mixed and combined with a galacto-oligosaccharide (GOS) under simulated gastrointestinal conditions. Next, we evaluated the impact of probiotics (L. reuteri + B. longum), prebiotic (GOS), and synbiotic (L. reuteri + B. longum + GOS) on gut microbiota composition and metabolism of children with ASD using an in vitro fermentation model (SHIME®). The combination of L. reuteri, B. longum, and GOS showed elevated gastrointestinal resistance. The probiotic, prebiotic, and synbiotic treatments resulted in a positive modulation of the gut microbiota and metabolic activity of children with ASD. More specifically, the probiotic treatment increased the relative abundance of Lactobacillus, while the prebiotic treatment increased the relative abundance of Bifidobacterium and decreased the relative abundance of Lachnoclostridium. Changes in microbial metabolism were associated with increased short-chain fatty acid concentrations and reduced ammonium levels, particularly in the prebiotic and synbiotic treatments. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Food and Nutrition School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Biological Sciences School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Hydraulics and Sanitation School of Engineering of São Carlos University of São Paulo (USP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Internal Medicine UC Davis School of Medicine University of California | - |
| Descrição: dc.description | INRAE UNH Université Clermont Auvergne | - |
| Descrição: dc.description | Faculty of Pharmacy Paris University | - |
| Descrição: dc.description | Food and Human Nutrition Research Group University of Antioquia | - |
| Descrição: dc.description | Department of Food and Nutrition School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Biological Sciences School of Pharmaceutical Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2017/01157-1 | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/26645-1 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Food Research International | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autism spectrum disorder | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bifidobacterium longum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Galacto-oligosaccharide | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Limosilactobacillus reuteri | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Microbiota modulation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SHIME® | - |
| Título: dc.title | Effect of probiotic, prebiotic, and synbiotic on the gut microbiota of autistic children using an in vitro gut microbiome model | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: