Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional | - |
Autor(es): dc.contributor | Fundação Educacional do Município de Assis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Fontana, Patricia Maia | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Adriana Avanzi Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Marin, Maria José Sanches | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:04:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:04:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2020025703771 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229419 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229419 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To characterize the points and counterpoints in the development of interdisciplinarity in the nursing technical training. Method: This is an exploratorydescriptive study with a qualitative approach conducted through interviews with 30 teachers and coordinators of nursing technical courses from 12 different regions of the state of São Paulo. Data analysis was performed through theme-based content analysis. Results: Regarding the theme of institutional orientation, it was found that, although there are initiatives to promote interdisciplinarity, since there is teacher training and definition of goals for articulation with other courses and for the joint work among the teachers of the disciplines, these are still vague and ineffective. As for the theme, the implementation of interdisciplinarity by the teachers, it is observed that they seek different forms of integration, but they come across the curricular structure, the form of teacher hiring, and the resistance to changes. With respect to the comprehension of the concept, relevant aspects of its meaning are recognized; however, they admit the existence of limits. Conclusion: The institution defines a trajectory aiming at interdisciplinarity, the teachers try to follow the path for its implementation; however, they find structural obstacles, little comprehension of the concept, and resistance to changes. It appears that efforts are needed to advance the curricular implementation with the logics of interdisciplinarity. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina de Marília Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional | - |
Descrição: dc.description | Fundação Educacional do Município de Assis Departamento Enfermagem | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Departamento de Pós-Graduação em Enfermagem | - |
Formato: dc.format | 1-8 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista da Escola de Enfermagem | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Associate | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Human Resource Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary Placement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nursing | - |
Título: dc.title | Points and counterpoints in the development of interdisciplinarity in nursing technical training | - |
Título: dc.title | Puntos y contrapuntos en el desarrollo de la interdisciplinariedad en la formación técnica en enfermería | - |
Título: dc.title | Pontos e contrapontos no desenvolvimento da interdisciplinaridade na formação técnica em enfermagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: