
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Feira de Santana | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Eduardo C. | - |
| Autor(es): dc.creator | Correia, Ronaldo C.M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Bittencourt, Roberto A. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:39:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:39:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/EDUCON46332.2021.9453940 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229321 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229321 | - |
| Descrição: dc.description | This paper explores a survey instrument on Computational Thinking (CT) and attitudes towards Computing for educational purposes. Given the well-known skills demanded for the 21st century, CT needs to be known in the teacher community. One crucial aspect in this regard is the perceptions that students hold on the subject as well as on Computing in general. Various studies have been carried out to measure students' attitudes towards Computing. However, assessing the understanding of CT and Computing attitudes in undergraduate education, and particularly in teacher education, has not been fully explored yet. Most current instruments are either not aimed at educators or not designed to cover elements related to both CT and Computing. In this work, our goal was to evaluate a survey instrument on perceptions of CT and attitudes towards Computing for undergraduate students. Our evaluation focused on verifying whether the instrument could grasp the aspects involved in five different intended constructs: 1) understanding of CT, 2) application of CT in classroom, 3) confidence to learn Computing, 4) interest for Computing and 5) perception of Computing usefulness. After applying the instrument with 2, 290 undergraduate students, we computed its reliability and used confirmatory factor analysis results to measure its validity. Results showed evidence that the instrument is both reliable and valid to measure impressions of CT and Computing attitudes in an educational context. | - |
| Descrição: dc.description | UEFS - State University of Feira de Santana Feira de Santana | - |
| Descrição: dc.description | State University Presidente Prudente UNESP - Sao Paulo | - |
| Descrição: dc.description | State University Presidente Prudente UNESP - Sao Paulo | - |
| Formato: dc.format | 748-754 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | IEEE Global Engineering Education Conference, EDUCON | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Evaluating a computational thinking and computing attitudes instrument for educational purposes | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: