Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Camila Mugnai | - |
Autor(es): dc.creator | Omote, Sadao | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:01:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:01:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0254 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229289 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229289 | - |
Descrição: dc.description | Like every human being, teachers build conceptions, social attitudes, social representations, beliefs, and expectations in relation to the world and the people around them. In the classroom context, these elements refer to their students and the school performance of these students. Teaching can be influenced by several variables. The purpose of this theoretical essay is to examine teachers’ social attitudes toward inclusion and possible interventions to modify them. The relationship between social attitudes toward inclusion and teachers’ sociodemographic variables are discussed, such as gender, age, area of training, area of activity, prior contact with Special Education students, feeling of self-efficacy, among other features. In addition, the effects of some environmental variables and aspects related to the students themselves are discussed. It is proposed that in addition to technical training, teacher training should address attitudinal and interactional aspects. The domain of specialized knowledge and the competence in the use of different advanced resources are relevant, but their efficacy in the building of Inclusive Education depends on the socio-psychological context created by teachers who really support inclusion. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 743-758 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Educacao Especial | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-student interaction | - |
Título: dc.title | Social attitudes of teachers in relation to inclusion: Training and change | - |
Título: dc.title | Atitudes sociais de professores em relação à inclusão: Formação e mudança1 | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: