Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Juliana Sandoval | - |
Autor(es): dc.creator | Picoloto, Luana Altran | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Simone Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Palharini, Talissa Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, Cristiane Moço Canhetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:41:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:41:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/20202020059 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229235 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229235 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To analyze and to compare fluency parameters in spontaneous speech and reading and reading comprehension of school-age children who stutter and who do not stutter. Methods: Cross-sectional and prospective study approved by the Research Ethics Committee. Sample consisted of 30 scholars aged 8 and 11 years and 11 months divided into two groups: Study Group with 15 school-age children who stutter, Control Group with 15 school-age children who do not stutter. Participants underwent fluency evaluation of spontaneous speech, reading of expository and narrative texts, and reading comprehension evaluation. Inferential statistical analysis was conducted using the Mann-Whitney tests and correlation analysis was conducted using the Spearman's Coefficient test. Results: The comparison between the fluency parameters indicated that school-age children who stutter showed a greater amount of stuttering-like disfluencies, while school-age children who do not stutter showed longer flows of syllables and words per minute, in spontaneous speech and reading. Regarding reading comprehension, school-age children who stutter had lower performance than school-age children who do not stutter in both texts. There was no association between the frequency of disfluencies and reading comprehension in school-age children who stutter and who do not stutter. Conclusion: School-age children who stutter showed impairments in reading comprehension when compared to fluent, since there was no association between the frequencies of disfluencies with reading comprehension for both groups. It is suggested that reading comprehension be evaluated and, if necessary, improved in order to reduce the consequences of stuttering and provide learning of this school-age children. | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-graduação em Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP | - |
Formato: dc.format | 1-7 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CODAS | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fonoaudiologia Avaliação em Saúde Gagueira Aprendizagem Leitura Compreensão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and Hearing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences Health Evaluation Stuttering Learning Reading Comprehension | - |
Palavras-chave: dc.subject | Speech | - |
Título: dc.title | Fluency and reading comprehension in students with and without stuttering | - |
Título: dc.title | Fluência e compreensão da leitura em escolares com e sem gagueira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: