
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Baltieri, Ricardo Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Bego, Amadeu Moura | - |
| Autor(es): dc.creator | Cebim, Marco Aurélio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:01:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:01:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/09500693.2021.1949070 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229153 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229153 | - |
| Descrição: dc.description | The learning process of scientific concepts has been investigated and discussed in several studies in recent decades. However, the understanding of this process may be different depending on the psycho-pedagogical approach adopted. From the perspective of the conceptual profile, the same concept can present more than one mode of thinking and way of speaking, which can then be organised into different zones. In this study, we report a conceptual profile of the covalent bond, which contemplates epistemological and ontological commitments. To this end, we conducted a narrative review of the historical development of the concept, as well as a systematic review of the misconceptions of chemical bond reported in the literature, and applied a questionnaire to a higher education class in Chemistry. The results were compiled in the form of a semantic matrix with nineteen meanings, which was then transformed into four zones: indiscriminate connectivity, stabilising attractiveness, localised remnant, and systematic delocalisation. The proposal contributes to the discussion of the approaches that explain the content under study, specifically in the teaching of chemistry, by considering its polysemy and evolution in the students’ learning. Additionally, it allows the future planning of teaching units and textual analyses. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Department of General and Inorganic Chemistry São Paulo State University (UNESP) – Institute of Chemistry | - |
| Descrição: dc.description | Department of General and Inorganic Chemistry São Paulo State University (UNESP) – Institute of Chemistry | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 88882.330030/2019-01 | - |
| Formato: dc.format | 2007-2024 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | International Journal of Science Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Chemistry | - |
| Palavras-chave: dc.subject | epistemology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | science teaching | - |
| Título: dc.title | Why the covalent bond is such a complex concept: a conceptual profile proposal | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: