
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Magnani, Paola Errera | - |
| Autor(es): dc.creator | Zanellato, Nathalia Fernanda Grecco | - |
| Autor(es): dc.creator | Genovez, Maiara Baena | - |
| Autor(es): dc.creator | Alvarenga, Isabella Camargo | - |
| Autor(es): dc.creator | Faganello-Navega, Flávia Roberta | - |
| Autor(es): dc.creator | de Abreu, Daniela Cristina Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:20:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:20:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s40520-021-01925-9 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229078 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229078 | - |
| Descrição: dc.description | Background: During the walk along the streets, older adults are exposed to various visual stimuli that can affect their gait in a harmful or beneficial way. Aims: To evaluate gait strategies during different situations with and without visual stimulation in older adults to identify the influence of the visual stimulus on these gait parameters. Methods: A total of 200 older adults were divided into 4 groups according to age range between 60 and 102 years. Gait was evaluated in the following situations: (1) habitual gait (HG); (2) gait with the visual stimulation (GVS) provided by a pedestrian traffic light, and (3) GVS associated with a cognitive task (GVS-C). The GAITRite Platinum equipment was used to assess gait variables. Results: Comparison of GVS and HG revealed that the visual stimulus influences the gait parameters and promotes a gait speed increase. However, to increase their gait speed, older adults aged 60–89 years used strategies of increased step length and cadence, whereas subjects older than 90 years used only strategies of increased cadence. In addition, comparison of GVS and GVS-C revealed a decrease in gait speed in all age ranges when the cognitive task was added, although this reduction was more pronounced in subjects older than 70 years. Conclusion: Visual stimulus influences the gait parameters in older adults and the strategy used is different depending on their age, a fact that shows that traffic light may be an interesting strategy to improve the gait performance during physical therapy. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Rehabilitation and Functional Performance Department of Health Sciences Ribeirão Preto School of Medicine University of São Paulo (USP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Physiotherapy Course Department of Health Sciences School of Medicine University of São Paulo (USP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy and Occupational Therapy School of Philosophy and Science São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Health Sciences Rehabilitation and Functional Performance Program Ribeirão Preto Medical School University of São Paulo (USP), Avenida Bandeirantes, 3900, SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physical Therapy and Occupational Therapy School of Philosophy and Science São Paulo State University (UNESP), SP | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2012/01770-1 | - |
| Formato: dc.format | 383-389 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Aging Clinical and Experimental Research | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aging | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cadence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gait speed | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Step length | - |
| Título: dc.title | Usual and dual-task gait adaptations under visual stimulation in older adults at different ages | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: