Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Ann and Robert Lurie Children's Hospital | - |
Autor(es): dc.creator | Marcato, Rômulo Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Garbelini, Cássia Cilene Dezan | - |
Autor(es): dc.creator | Danelon, Marcelle | - |
Autor(es): dc.creator | Pessan, Juliano Pelim | - |
Autor(es): dc.creator | Emerenciano, Nayara Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Ishikawa, Anelise de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Cannon, Mark L. | - |
Autor(es): dc.creator | Delbem, Alberto Carlos Botazzo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:40:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:40:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jdent.2021.103724 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/229074 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/229074 | - |
Descrição: dc.description | Objective: To evaluate the effect of low-fluoride (F−) toothpaste and sodium trimetaphosphate (TMP) associated with xylitol and erythritol (XE) on enamel demineralization and biofilm composition. Methods: This crossover double-blind in situ study consisted of five phases (seven days each), in which 14 volunteers wore oral appliances containing four enamel bovine blocks. The cariogenic challenge was performed by exposure to a 30% sucrose solution (6x/day). The toothpaste treatments (3x/day) were as follows: placebo (no F−/TMP/XE); 200 ppm F− (NaF) (200F); 1,100 ppm F− (1100F); 16% Xylitol and 4% Erythritol (XE); and 200 ppm F−, 0.2% TMP, 16% xylitol, and 4% erythritol (200F-TMP-XE). Percentage of surface hardness loss (%SH) and integrated loss of subsurface hardness (ΔKHN), and calcium (Ca2+), phosphate (PO43−), and F− on enamel and biofilm were determined; as well as insoluble extracellular polysaccharide (EPS). Results: XE and 1100F groups showed no significant difference for %SH and ΔKHN values (p = 0.220 and p = 0.886), and the 200F-TMP-XE group had the lowest mineral loss (p < 0.001). Ca2+ and PO43− in the enamel showed the highest values (p < 0.001) for the 200F-TMP-XE group. Higher values of F− in the enamel and biofilm were observed for the 1100F group (p < 0.001). There was no difference for Ca2+ (p = 1.00) and EPS (p =0.918) values between XE and 200-TMP-XE groups in the biofilm, but their values were higher and lower than the 1100F (p = 0.002 and p = 0.029), respectively. Conclusions: 200F-TMP-XE promoted a greater protective effect against enamel demineralization and significantly affected the composition of biofilm formed in situ compared to 1100F toothpaste. Clinical Significance: Low-F− toothpaste containing TMP and polyols can be considered an effective and safe measure to improve the oral health of individuals, especially patients with high caries activity. | - |
Descrição: dc.description | State University of Londrina School of Dentistry Department of Oral Medicine and Children's Dentistry, Rodovia Celso Garcia Cid, PR 445 Km 380 | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry Araçatuba Department of Preventive and Restorative Dentistry Rua, José Bonifácio 1193 | - |
Descrição: dc.description | Northwestern University Feinberg School of Medicine Ann and Robert Lurie Children's Hospital, 420 E Superior St | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Dentistry Araçatuba Department of Preventive and Restorative Dentistry Rua, José Bonifácio 1193 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Dentistry | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dental plaque | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dentifrices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fluorides | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phosphates | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sugar alcohols | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tooth demineralization | - |
Título: dc.title | In situ evaluation of 200 ppm fluoride toothpaste content trimetaphosphate, xylitol and erythritol on enamel demineralization and dental biofilm | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: