Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Brito, Leonardo | - |
Autor(es): dc.creator | Andriati, Alex | - |
Autor(es): dc.creator | Tomio, Lauro | - |
Autor(es): dc.creator | Gammal, Arnaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:48:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:48:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1103/PhysRevA.102.063330 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228885 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228885 | - |
Descrição: dc.description | The threshold conditions for a rotating pancakelike asymmetric quartic-quadratic confined condensate to break in two localized fragments, as well as to produce a giant vortex at the center within the vortex-pattern distributions, are investigated within the Thomas-Fermi (TF) approximation and full-numerical solution of the corresponding Gross-Pitaevskii (GP) formalism. By comparing the TF predictions with the GP solutions, in our investigation with two different quartic-quadratic trap geometries, of particular relevance is to observe that the TF approach is not only very useful to display the averaged density distribution, but also quite realistic in establishing the critical rotational conditions for the breakup occurrence and possible giant-vortex formation. It provides almost exact results to define the contour of the condensate distribution, even for high rotating systems, after the system split into two (still confined) clouds. The applicability of the Feynman rule to the vortex distribution (full-numerical GP solutions) is also being confirmed for these nonhomogeneous asymmetric trap configurations. This study is expected to be relevant for manipulating the rotation and trap parameters in addition to Feshbach resonance techniques. It can also be helpful to define initial conditions for any further studies on the dynamical evolution of vortex pattern distributions. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Física Universidade de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Física Teórica Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Física Teórica Universidade Estadual Paulista | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Physical Review A | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Breakup of rotating asymmetric quartic-quadratic trapped condensates | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: