Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | dos Santos, Aline Darc Piculo | - |
Autor(es): dc.creator | Medola, Fausto Orsi | - |
Autor(es): dc.creator | Botura, Galdenoro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:59:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:59:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4013/SDRJ.2019.123.04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228856 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228856 | - |
Descrição: dc.description | A visually impaired child, if not stimulated, may face delays in motor, cognitive and social development. A simple, didactic and playful method to stimulate these skills is through toys. Although the importance of toys is recognized by child behavior' researchers, it is noted a lack of inclusive toys available in the market. This paper presents the development and evaluation of an inclusive toy prototype for visually impaired children in preschool adopting inclusive design principles in the project. We conducted an electronic research with 31 health and education professionals, evaluating their perceptions about the inclusive features of the prototype, to understand if these features can be considered as an innovation strategy to the industry and if the prototype has potential as an instrument of stimulation for visually impaired children. The results show that 90% of the participants believe that the prototype is attractive for visually impaired children and 81% that it is suitable for preschool children. In addition, 97% considered it inclusive and 64% as innovative. Regarding the stimuli provided, the agreement was always positive: 97% believe that it will stimulate touch, 65% sight, 62% motor coordination, 78% imagination, 84% curiosity, and 58% autonomy of the child. | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Design São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Design São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 338-360 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Strategic Design Research Journal | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Toy design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual impairment | - |
Título: dc.title | Innovation in the design of inclusive toys: Development and evaluation of a prototype for visually impaired children | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: