Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Malheiro, João Manoel Da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Odete Pacubi Baierl | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:44:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:44:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.IENCI2020V25N1P306 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228850 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228850 | - |
Descrição: dc.description | Although many studies are conducted on the argumentation in science education, there are still several aspects to explore. This research aims analyze, based on the argumentative principles of Perelman and Olbrechts-Tyteca (1996), the teaching arguments elaborated from a Sequence of Investigative Teaching during the Course Teacher Training in the Perspective of Investigative Teaching, carried out in the Central-West region of São Paulo for 24 teachers. One of the issues to be considered in this paper is: how the qualifiers present in the argumentation of the teacher trainer and the students, on the occasion of the resolution of investigative experimental problems, allow interlocutions in the construction of communicative processes and argumentative categories? The methodology of qualitative approach, conceives argumentative techniques in the communicative process teacher-students, presenting as an efficient option that seeks to potentiate an argumentative treatise in the investigative teaching contextualize in the teaching action, realized in non-formal teaching environment. The realization of this analysis intends to discuss the importance of teaching work in argumentative perspective, presenting the complex dynamic that involve processes of argumentation and has motivated the development of research, and their expectations in communicative conduction in the educational context. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Pedagogia Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciencias e Matematica Universidade Federal do Pará (UFPA), Av. dos Universitários, s/n. | - |
Descrição: dc.description | Depto de Física e Química Faculdade de Engenharia campus de Guaratinguetá Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' | - |
Descrição: dc.description | Depto de Física e Química Faculdade de Engenharia campus de Guaratinguetá Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' | - |
Formato: dc.format | 306-328 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Investigacoes em Ensino de Ciencias | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Possibilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training course | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treatise of the argumentation | - |
Título: dc.title | Communicative process in a teacher training course: An analysis based on the argumentary principles of Perelman and Olbrechts-Tyteca | - |
Título: dc.title | Processo comunicativo em um curso de formação de professores: Uma análise baseada nos princípios argumentativos de Perelman e Olbrechts-Tyteca | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: