Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe (UFS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Occupational Safety and Medicine Foundation Jorge Duprat Figueiredo-Fundacentro | - |
Autor(es): dc.creator | de Gouveia Vilela, Rodolfo Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Querol, Marco Antonio Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | de Almeida, Ildeberto Muniz | - |
Autor(es): dc.creator | Filho, José Marçal Jackson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:18:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:18:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-24420-0_1 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228832 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228832 | - |
Descrição: dc.description | This chapter includes a brief history of the creation of our research group and the need for formative interventions in workers' health. The traditional approaches to work health and safety are reductionist and top-down; interventions are performed by experts and focus on compliance with rules or reduction of elementary hazards, without involvement of and learning by actors. Aiming at overcoming these shortcomings, the workers' health concept and movement in Brazil allowed for substantial advances from mere visible aspects to the understanding of interactions within organizations. Such considerable efforts further reveal the need for theoretical and conceptual improvement and pedagogic tools to include learning within interventions. To our group, the Change Laboratory (CL) method and Cultural-Historical Activity Theory (CHAT) represent a new paradigm as systemic view and a pedagogic contribution to interventions which aim at overcoming mere diagnosis and move toward transformation. | - |
Descrição: dc.description | Department of Environmental Health School of Public Health University of São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Department of Agronomic Engineering Federal University of Sergipe | - |
Descrição: dc.description | Department of Public Health Botucatu School of Medicine São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Occupational Safety and Medicine Foundation Jorge Duprat Figueiredo-Fundacentro | - |
Descrição: dc.description | Department of Public Health Botucatu School of Medicine São Paulo State University Júlio de Mesquita Filho | - |
Formato: dc.format | 3-11 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Collaborative Development for the Prevention of Occupational Accidents and Diseases: Change Laboratory in Workers' Health | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Workers' health: From diagnosis to formative intervention | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: