Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Araújo, Darlan Murilo Nakamura | - |
Autor(es): dc.creator | Eler, Danilo Medeiros | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Rogério Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:45:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:45:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-43020-7_54 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228804 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228804 | - |
Descrição: dc.description | In introductory courses of technology, students with difficulty in programming subjects have led to high dropout rates due to difficulties to understand algorithms, programming language, and paradigm concepts. Furthermore, teachers encounter challenges to support students individually, when adequate feedback is essential to the learning process. This paper presents the Teacher Mate tool to support source code analysis to identify the lack of good programming practices and to evidence students’ difficulties. We performed a case study focusing on identifying the difficulties among six classes of a object-oriented programming course. Our findings show that difficulties are similar in all classes and the students applied some concepts accurately (such as the encapsulation) and fewer violations remain on the source code. Moreover, we show an intervention and its result: based on analysis, the teacher modifies the approach, leading to positive results to support learning both object-oriented concepts and source code quality. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Department of Mathematics and Computer Science Sao Paulo State University Presidente Prudente | - |
Descrição: dc.description | Department of Mathematics and Computer Science Sao Paulo State University Presidente Prudente | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2018/17881-3 | - |
Formato: dc.format | 407-413 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Intelligent Systems and Computing | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Code quality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning tool | - |
Palavras-chave: dc.subject | Object-oriented concepts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Source code analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technology for instruction | - |
Título: dc.title | Teacher Mate: A Support Tool for Teaching Code Quality | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: