Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oslo Metropolitan University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Kristiania University College | - |
Autor(es): dc.creator | Boiani, Josieli Aparecida Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Barili, Sara Raquel Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Medola, Fausto Orsi | - |
Autor(es): dc.creator | Sandnes, Frode Eika | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:37:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:37:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3233/TAD-190226 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228704 | - |
Descrição: dc.description | BACKGROUND: Mobility devices such as walkers and wheelchairs are often associated with certain stigma. Such devices must be designed with the goal of reducing stigma to decrease the abandonment-rate. Yet there is little empirical evidence on how mobility devices are perceived. OBJECTIVE: This study set out to explore how (N= 40) non-disabled individuals perceived four common mobility devices including a traditional walker, rollator, manual wheelchair and a powered wheelchair. METHODS: A questionnaire based on semantic differential scales was designed. RESULTS: The results show that the more elaborate devices are perceived as more aesthetical and lighter, yet more unsafe and impractical. Moreover, respondents familiar with mobility devices through family and friends gave more biased negative responses in terms of device characteristics compared to non-experienced respondents. Next, non-experienced respondents perceived the manual wheelchair to be more stigmatizing compared to experienced respondents. CONCLUSIONS: The findings evidence that different designs of products in the same category can evoke different perceptions of non-users regarding practical, aesthetical and symbolic aspects. Insight into how different design characteristics are associated with perceptions of non-users may contribute to the comprehension of assistive technology stigma and may support design decisions that minimize negative judgments and emphasize positive perceptions. | - |
Descrição: dc.description | Department of Computer Science Oslo Metropolitan University, P.O. Box 4, St. Olavs plass | - |
Descrição: dc.description | Department of Design São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Institute of Technology Kristiania University College | - |
Descrição: dc.description | Department of Design São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 15-25 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Technology and Disability | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | aesthetics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | cultural factors | - |
Palavras-chave: dc.subject | operations | - |
Palavras-chave: dc.subject | perceptions | - |
Palavras-chave: dc.subject | stigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | walkers | - |
Palavras-chave: dc.subject | weight | - |
Palavras-chave: dc.subject | wheelchairs | - |
Título: dc.title | On the non-disabled perceptions of four common mobility devices in Norway: A comparative study based on semantic differentials | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: