
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Galelli, Cinthia Yuri | - |
| Autor(es): dc.creator | Bedê, Luiza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:13:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:13:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017-05-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4013/cld.2017.152.06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228402 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228402 | - |
| Descrição: dc.description | According to Bakhtin’s perspective on discourse, words possess two concomitant ways of existence in language. One of them is that which remains stable and reproducible; it is called meaning. The other one, the theme, is unitary and unreproducible, which allows clashes of different social voices to exist, demonstrating the ideologies which operate over them. With the concepts developed by the Bakhtin Circle, we will analyze the discourses produced during the occupations made by high- school students in the state public schools of São Paulo, in the second semester of 2015. These occupations were motivated in response to the project of school reorganization proposed by the state government. In the present work, we will contrast two discourses: the one from those who were against the school reorganization, that is, the high-school students, and the one from the government, the project proponent. These discourses generated ideological conflicts around the word “dialogue”; our study is built on these tensions. To the analysis of the students’ discourse, we will use the documentary “Acabou a paz: isto aqui vai virar o Chile”, by Carlos Pronzato, as corpus. The analysis of the government discourse corresponds, in this article, to the utterances produced by Governor Geraldo Alckmin, by Herman Voorwald, former Secretary of Education of São Paulo, and by Fernando Padula, former chief of staff of the Secretariat of Education. The utterances were taken from different interviews. The analysis, based on the bakhtinian theoretical framework, has developed different meanings related to the different social voices that the word “dialogue” assumed during the studied period. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa Faculdade de Ciências e Letras Câmpus Araraquara Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1, Machados | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa Faculdade de Ciências e Letras Câmpus Araraquara Rodovia Araraquara-Jaú, Km 1, Machados | - |
| Formato: dc.format | 284-294 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Calidoscopio | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bakhtin circle | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dialogue | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ideology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School reorganization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social voices | - |
| Título: dc.title | Embates ideológicos em torno da palavra “diálogo” durante a implementação da reorganização escolar de 2015 | - |
| Título: dc.title | Ideological conflicts on the word “dialogue” during the implementation of the school reorganization of 2015 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: