
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Funo, Ludmila Belotti Andreu | - |
| Autor(es): dc.creator | Elstermann, Anna-Katharina | - |
| Autor(es): dc.creator | Zakir, Maisa Alcântara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:46:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:46:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.4013/cld.2016.143.07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228307 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228307 | - |
| Descrição: dc.description | This article aims at proposing an observation grid for teachers who work in telecollaborative learning contexts. In order to do that, a theoretical framework about telecollaborative learning environments, mediation and observation is presented. We develop a case study about observation practices performed by mediators related to the project 'Teletandem Brazil: foreign languages for all', which can be defined as a telecollaborative context for language learning The research data consist of eight open-ended questionnaires about mediators observation performances. The analysis affiliates a qualitative interpretation approach guided by Grounded Theory constructs. Finally, based on the literature, on the case study results discussed herein and on our experiences as researchers in tandem learning projects, we present a reflexive framework about pedagogical observation practices in telecollaborative and multimodal learning contexts. | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Letras Modernas. Av. Dom Antônio Faculdade de Ciências e Letras Assis Universidade Estadual Paulista | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Letras Modernas. Av. Dom Antônio Faculdade de Ciências e Letras Assis Universidade Estadual Paulista | - |
| Formato: dc.format | 433-447 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Calidoscopio | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical observation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Telecollaboration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teletandem | - |
| Título: dc.title | Observação pedagógica em contexto de aprendizagem telecolaborativa | - |
| Título: dc.title | Pedagogical observation in telecollaborative learning contexts | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: