Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Ciência e Tecnologia de São Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Sapia, Helton Molina | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Rogério Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Olivete, Celso | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Danillo Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Trevisani, Kleber Manrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:24:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:24:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/FIE.2016.7757537 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228258 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228258 | - |
Descrição: dc.description | The traffic between computer networks must be controlled to prevent unauthorized access. Firewall is responsible for filtering data packets between networks, applying rules to select data packets that can get in/out to access the network. The firewall must be configured accordingly network access policy. Therefore, the students have to be trained to acquire skills not only to understand network access policy, but also to translate it into firewall native language. The use of a graphical representation (high level) to model the network access policy consist in a resource to facilitate understanding and to minimize defects on firewall native language. For that, we have proposed an extension to Security Policy Modeling Language (SPML), the SPML2, which aims to create a visual representation of the network access policy using graphical notation. Also, in this paper we present SP2Model, a web based tool to support SPML2 network accesses policy modeling and its translation into firewall native language. Using the SP2Model, the student can model the network access policy in a graphical notation and, then, can generate the set of rules in firewall native language. The use of SP2Model has facilitated the teaching-learning process, compared to traditional approaches. We evaluated SP2Model (and consequently the SPML extension) through an experiment following the GQM paradigm (Goal/Question/Metric) comparing the traditional approach and the use of SPML2 in operational security education. We performed two experimental sessions and we present the results, as well as a discussion about the tool, its use and the trade-off on using it. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e Computação Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Descrição: dc.description | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e Computação Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Proceedings - Frontiers in Education Conference, FIE | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning firewall configuration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Practical activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual modeling | - |
Título: dc.title | Teaching-learning firewall configuration using a visual modeling web based tool: The SP2Model and its application to computer science course | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: