
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | De Souza, Gabriel Spadon | - |
| Autor(es): dc.creator | Olivete, Celso | - |
| Autor(es): dc.creator | Correia, Ronaldo Celso Messias | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia, Rogério Eduardo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:45:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:45:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-12-02 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/FIE.2015.7344185 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228122 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228122 | - |
| Descrição: dc.description | Formal languages and automata (FLA) theory have fundamental relevance to the base of knowledge in the computer science area, especially focusing on scientific education. Usually presented by a discipline, the teaching-learning process of FLA is characterized by the high level of abstraction, and it is considered difficult due to the complexity of language formalisms. As support for the learning process, tools have been used to simulate language formalisms. However, the simulation is not enough to reinforce the construction of an abstract concept. In this paper, we present an FLA teaching-learning methodology based on the development of simulators as an approach to clarify the formalism for the students. Through developing their simulators, students are exposed to the data structure and algorithms to handle the formalism. Consequently, students have the opportunity to make the concept concrete. | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e Computação Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e Computação Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Proceedings - Frontiers in Education Conference, FIE | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognitive Load | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formal Language and Automata Theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning Tool | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visualization | - |
| Título: dc.title | Teaching-learning methodology for formal languages and automata theory | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: