Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Correia, Ronaldo Celso Messias | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Rogerio Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Olivete, Celso | - |
Autor(es): dc.creator | Brandi, Analice Costacurta | - |
Autor(es): dc.creator | Cardim, Guilherme P. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:26:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:26:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-02-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/FIE.2014.7043992 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/228026 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/228026 | - |
Descrição: dc.description | The Data Structure discipline consists on studying data organization in computer memory, primary and secondary ones. Data structures are organized using conceptual and behavioral issues that require high degree of abstract representation. It has been observed significant difficulty, by students, to understand the abstract concepts related, which is observed during practical tasks. In fact, practical tasks are essential to consolidate knowledge about data structures, but the students need support to understand the concepts before practical tasks. There are several works in literature showing tools to support conceptual and behavior comprehension, each one with specific features. However, the tools by themselves are not enough, dealing with specific data structure, with severe constraint. In literature, some tools are presented using case studies specific to the data structures supported. And we observed that the tools are presented focusing on their functionalities (the case studies are designed to explore such functionalities). Also, we observed the lack of a methodological approach to incorporate tools in a learning process effectively. In this scenario, we address the use of technological support to teaching-learning process. We propose a methodology based on constructionism, in which students, tasks (home works) and tools are coordinated by a teacher in favor of knowledge construction. In order to present our methodology, we use a learning tool, named CADILAG, developed using visual resources to support students understand data structures concepts. We applied the methodology proposed for two years. The positive results are observed in students grades and their evaluation. Also, according to the teacher, the students have shown interest and motivation. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e Computação Faculdade de Ciência e Tecnologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Matemática e Computação Faculdade de Ciência e Tecnologia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Proceedings - Frontiers in Education Conference, FIE | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive load | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data structure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning tool | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visualization | - |
Título: dc.title | A methodological approach to use technological support on teaching and learning data structures | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: