Desempenho de Alunos do Quarto Ano em Testes de Subitização e Estimativa e no Teste de Desempenho Escolar (TDE)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorConsultoria de Psicologia Educacional-
Autor(es): dc.contributorCentro Universitário Adventista de São Paulo-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Mato Grosso-
Autor(es): dc.contributorVictor Vision Industria e Comercio de Equipamentos Medicos e Odontologicos-
Autor(es): dc.contributorCurso de Especialização em Psicologia Clínica Comportamental, Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento-
Autor(es): dc.contributorInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino-
Autor(es): dc.creatorDo Prado, Paulo Sérgio Teixeira-
Autor(es): dc.creatorDe Freitas Betetto, Mariana-
Autor(es): dc.creatorCasali-Robalinho, Ivana Gisel-
Autor(es): dc.creatorFioraneli, Rogério Crevelenti-
Autor(es): dc.creatorMendes, Alessandra Campanini-
Autor(es): dc.creatorRocca, Júlia Zanetti-
Autor(es): dc.creatorDa Silva Cacciacarro Lincoln, Leila Estevão-
Autor(es): dc.creatorZampieri, Marília-
Autor(es): dc.creatorDos Santos Carmo, João-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:54:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:54:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2015-01-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.9788/TP2015.1-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/227983-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227983-
Descrição: dc.descriptionThe paper reports a research conducted with 62 students enrolled in the fourth grade of two schools of different cities of São Paulo state: one private and another public. Its purpose was to investigate the relation between their performance on probes of subitizing and estimation and on the School Performance Test (TDE). Subitizing and approximate numerical estimation are part of number sense, which is considered innate, therefore not subject to infl uence of environmental factors such as type of school attended, contrary to what would be expected with respect to math skills learned in school. Additionally, once number sense is innate it would be restricted to limits whose overcoming is made possible by cultural advancements. So between it and math skills one would expect a weak or absent correlation. Results of subitizing and estimating test showed the same pattern of performance found in the literature: virtually no errors with numerosities 1 to 4 and an abrupt drop from 5 to 10. Comparisons were performed according to administrative dependence of schools, age and sex of the participants. No statistically signifi cant differences were found. The results of the arithmetic subtest of the TDE indicate a better performance of private school students, with no differences in respect to the other variables. Finally, the analysis of Correlation (by Pearson) between the data from the two tests showed a moderate to low coeffi cient. Therefore, the results confi rm the hypotheses tested and provide additional evidence in favor of the thesis of an innate numerical sense.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário-
Descrição: dc.descriptionConsultoria de Psicologia Educacional-
Descrição: dc.descriptionCentro Universitário Adventista de São Paulo-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal do Mato Grosso-
Descrição: dc.descriptionVictor Vision Industria e Comercio de Equipamentos Medicos e Odontologicos-
Descrição: dc.descriptionCurso de Especialização em Psicologia Clínica Comportamental, Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento-
Descrição: dc.descriptionDepartamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos-
Descrição: dc.descriptionInstituto Nacional de Ciência e Tecnologia Sobre Comportamento, Cognição e Ensino-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário-
Formato: dc.format1-14-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationTemas em Psicologia-
???dc.source???: dc.sourceScopus-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical psychology-
Palavras-chave: dc.subjectNumber sense-
Palavras-chave: dc.subjectNumerical aptitude-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Performance-
Palavras-chave: dc.subjectStatistical correlation-
Título: dc.titleDesempenho de Alunos do Quarto Ano em Testes de Subitização e Estimativa e no Teste de Desempenho Escolar (TDE)-
Título: dc.titleFourth grade students' performance on subitizing and estimation tasks, and school performance test (TDE)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.