Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Escola de Psicologia, Universidade do Minho | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Psychology Department, University of Potsdam | - |
Autor(es): dc.creator | Molina, Juliana | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Fabiana Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Flávia Heloísa | - |
Autor(es): dc.creator | Von Aster, Michael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:25:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:25:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.1-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227982 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227982 | - |
Descrição: dc.description | The Numerical Cognition is influenced by biological, cognitive, educational and cultural factors. It consists of a primary system, called Number Sense that would be innate and universal, also of secondary systems: the Calculation, implied to perform mathematical operations by means of symbols or words and Number Processing, which is divided into two components, Number Comprehension, related with the understanding of numerical symbols and Number Production, which includes reading, writing and counting numbers. However, studies that show the development of these functions in children of preschool age are scarce. Therefore, aims of this study were to investigate numerical cognition in preschool Brazilian children to demonstrate the construct validity of the ZAREKI-K (A Neuropsychological Battery for the Assessment of Treatment of Numbers and Calculation for preschool children). The participants were 42 children of both genders, who attended public elementary schools; the children were evaluated by this battery and WISC-III. The results indicated significant differences associated with age which children of 6 years had better scores on subtests related to Number Production, Calculation and Number Comprehension, as well moderate and high correlations between some subtests of both instruments, demonstrating the construct validity of the battery. In conclusion, preliminary normative data were obtained for ZAREKI-K. The analyses suggested that it is a promising tool for the assessment of numerical cognition in preschool children. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Escola de Psicologia, Universidade do Minho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Campus Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, no 14-01 | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Básica, Universidade do Minho | - |
Descrição: dc.description | Psychology Department, University of Potsdam | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Campus Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, no 14-01 | - |
Formato: dc.format | 123-135 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Temas em Psicologia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developmental dyscalculia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Number | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preschoolers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Working memory | - |
Título: dc.title | Cognição Numérica de Crianças Pré-Escolares Brasileiras pela ZAREKI-K | - |
Título: dc.title | Numerical cognition in Brazilian preschool children by the ZAREKI-K | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: