Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Escola de Psicologia, Universidade do Minho | - |
Autor(es): dc.creator | Da Silva, Paulo Adilson | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Fabiana Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Flávia Heloísa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:22:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:22:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.1-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227981 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227981 | - |
Descrição: dc.description | The aim of this study was to investigate the development of specific domains of Numerical Cognition (Number Sense - NS, Number Comprehension - NC, Number Production - NP, and Calculation - CA) in Brazilian children with Specific Learning Disorders. The study included 72 children (36 boys), from 9- to 10-years-old, enrolled in 4th and 5th years of elementary school of public schools at countryside of Sao Paulo State, Brazil. They were divided into three groups: control (CT, N = 42), Developmental Dyslexia (DL, N = 11) and Developmental Dyscalculia combined with dyslexia (DDc, N = 19). All participants had intellectual level within the normal range, however, children from the last two groups had Learning Disorders classified by School Achievement Test - TDE (Stein, 1994) and DDc children received necessarily classification as 'inferior' in Arithmetic Test of TDE. The children did not differ in NS. DL and DDc children showed slight deficits in NC. However, DDc children had moderate in NP and mild to moderate deficits in CA, which indicates a more generalized impairment in Numerical Cognition. Furthermore, DDc children showed discrepancy in Numerical Cognition performance when compared to the other groups. Thus, children with Learning Disorders showed different performances in Numerical Cognition, although both groups had preserved SN, DDc children showed higher deficits and discrepancy in relation DL and typically developing children. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita | - |
Descrição: dc.description | Escola de Psicologia, Universidade do Minho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Campus Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia Básica, Universidade do Minho | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Campus Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 | - |
Formato: dc.format | 197-210 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Temas em Psicologia | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developmental Dyscalculia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developmental Dyslexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Numerical Cognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Specific learning disabilities | - |
Título: dc.title | Cognição Numérica em Crianças com Transtornos Específicos de Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Numerical cognition in children with specific learning disabilities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: