
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Jair | - |
| Autor(es): dc.creator | Peralta, Deise Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:48:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:48:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.9788/TP2015.1-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227980 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227980 | - |
| Descrição: dc.description | In São Paulo, the implementation of the Mathematics Curriculum for Basic Education and Reference System for the Evaluation of Educational Achievement has determined the priority of teaching practices directly related to the development of skills and abilities. The aim of this paper was to present and discuss possible effects of deployment on the professional performance of teachers who teach mathematics and to present proposed research and intervention programs on the effects of it. From documentary analyzes, we found that a dense and varied set of actions that define the implementation of current public policy evaluation of school performance waived the investigation of the impact of measures on the prevailing behavioral repertoires of teachers responsible for effecting the same. It characterized the need to derive training of teachers or change the guidelines, information and activities proposed to conduct classes or relationships between events (actions of the students of the context and factors before whom such actions are important) expected as a result of exposure of students to teaching practices. Supported in recent literature of behavior analysis that describes the methodological procedures for making such derivation in the context of the National Curriculum Guidelines for demarcation of the Psychology about the future performance psychologist, is proposing the extension of such procedures in collaborative research and interventions with teachers as a strategy for learning development professionals with corresponding training needs indicated. | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01 | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Matemática, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | - |
| Formato: dc.format | 69-81 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Temas em Psicologia | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Analysis of behavior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teacher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching in mathematics | - |
| Título: dc.title | Formação de professores e Análise do Comportamento: Caracterização de Necessidades Formativas para a Docência em Matemática na Educação Básica | - |
| Título: dc.title | Teacher education and behavior analysis: Characterization of formative needs in teaching mathematics at basic education level | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: