Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cerigatto, Mariana Pícaro | - |
Autor(es): dc.creator | De Casarin, Helen Castro Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:30:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:30:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227970 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227970 | - |
Descrição: dc.description | Recognizing the importance of developing the information and media literacy in contemporary society, this article discusses the scenario of hybrid languages born on cyberspace, hypertext and the new types of readers who interact with information, now disseminated by digital media. As theoretical references authors such as Lucia Santaella, we develop arguments that present the headquarters of language and thought within a semiotic support. Matrices help to understand the phenomenon of hybrid language in hypertext. Therefore, we emphasize that the development of skills associated with the new reading environments propitiated by the virtual environment requires the understanding of language, which is one of the concepts used within the media and information literacy (MIL) proposal of Unesco, which combines the two concepts and skills of information and media literacy. It is hoped that this article motivate scholars and practitioners of education and information to take responsibility to educate for information environments that arise with new media and technologies, emphasizing the issue of reading and language. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, Campus de Marília | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Campus de Marília | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru, Campus de Marília | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Ciência da Informação, Campus de Marília | - |
Formato: dc.format | 39-52 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Informacao e Sociedade | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hypertext | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matrices of language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media and information literacy | - |
Título: dc.title | Novos leitores, novas habilidades de leitura e significação: Desafios para a media e information literacy | - |
Título: dc.title | New readers, new reading skills and meaning: Challenges for media and information literacy | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: