Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Ariele Troiano | - |
Autor(es): dc.creator | Bertin, Vanessa | - |
Autor(es): dc.creator | Vitor, Leonardo George | - |
Autor(es): dc.creator | Fujisawa, Dirce Shizuko | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:08:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:08:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382014000200002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227838 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227838 | - |
Descrição: dc.description | The ability to maintain one's balance is a prerequisite for carrying out several daily living activities. To adjust one's balance, the postural control system requires information about the relative positions of the body segments and the magnitude of the acting forces. The information comes from several systems: visual, vestibular and somatosensory. There may be concerns in the process of acquiring basic motor skills for some individuals with sensorineural hearing impairments, due to problems with balance. The aim of this study was to compare balance in children with and without hearing impairments from nine to 12 years. The sample was made up of 20 children, 10 with and 10 without hearing impairments. The Pediatric Balance Scale - PBC - (Brazilian version) and the Range Test were applied in order to assess balance. Regarding the PBC scores, children with hearing impairment had a mean score of 55, while hearing children presented with a men score of 56 points (p = 0.007). On the Range Test, children with and without hearing impairments had the following mean results: previous range - 24/29 (p=0.021); right lateral reach - 16/22 (p=0.001); left lateral reach - 14.5/22 (p=0.002), respectively. The results suggest that children with sensorineural hearing impairments had balance deficits, compared to hearing children. This fact may be related to sensorineural hearing impairment, since children with hearing impairments can also present alterations in balance caused by deficit in quantity and/or quality of information coming from the vestibular apparatus. Thus, it was possible to identify that children with hearing impairments present alterations in balance, when compared to hearing children. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR | - |
Descrição: dc.description | Ciências da Reabilitação pela Universidade Estadual de Londrina, UEL | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília, Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR | - |
Formato: dc.format | 169-178 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Educacao Especial | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assessment of abilities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hearing impairment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Título: dc.title | Crianças com e sem deficiência auditiva: O equilíbrio na fase escolar | - |
Título: dc.title | Children with and without hearing impairment: Balance during school years | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: