
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | De Freitas Dias De Souza, Karina Aparecida | - |
| Autor(es): dc.creator | Alves Cardoso, Arnaldo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:45:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:45:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5565/rev/ec/v28n2.363 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227749 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227749 | - |
| Descrição: dc.description | The contextualization and discussion about the science role in the social and economical development are unquestionably important for the science teaching process. It doesn't mean, however, that the scientific-theoretic knowledge and the strategies involved in its construction and application might be neglected. In this way, a dangerous situation is created when the contextualization is assumed as a unique and primordial target in science education. This paper presents a research carried out with 15 future chemistry teachers and the results show a worrying «supervalorization» of the contextualization beside other equally important aspects of the chemical knowledge. | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Química Fundamental Instituto de Química - USP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Química Analítica Instituto de Química - UNESP | - |
| Descrição: dc.description | Departamento de Química Analítica Instituto de Química - UNESP | - |
| Formato: dc.format | 275-284 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Relação: dc.relation | Ensenanza de las Ciencias | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epistemology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scientific literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teachers' training | - |
| Título: dc.title | Nothing too much: Reflecting about the role of contextualization in science teaching | - |
| Título: dc.title | Reflexiones sobre el papel de la contextualización en la enseñanza de ciencias | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: