
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Cristiano C | - |
| Autor(es): dc.creator | De Souza, Renata C | - |
| Autor(es): dc.creator | Abe, Érika H Sassaki | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva Móz, Luís E | - |
| Autor(es): dc.creator | De Carvalho, Lidia R | - |
| Autor(es): dc.creator | Domingues, Maria Ac | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:32:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:32:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-03-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1186/1472-6920-14-51 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227706 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227706 | - |
| Descrição: dc.description | Background: Medical students engage in curricular and extracurricular activities, including undergraduate research (UR). The advantages, difficulties and motivations for medical students pursuing research activities during their studies have rarely been addressed. In Brazil, some medical schools have included undergraduate research into their curriculum. The present study aimed to understand the reality of scientific practice among medical students at a well-established Brazilian medical school, analyzing this context from the students' viewpoint. Methods. A cross-sectional survey based on a questionnaire applied to students from years one to six enrolled in an established Brazilian medical school that currently has no curricular UR program. Results: The questionnaire was answered by 415 students, 47.2% of whom were involved in research activities, with greater participation in UR in the second half of the course. Independent of student involvement in research activities, time constraints were cited as the main obstacle to participation. Among students not involved in UR, 91.1% said they favored its inclusion in the curriculum, since this would facilitate the development of such activity. This approach could signify an approximation between the axes of teaching and research. Among students who had completed at least one UR project, 87.7% said they would recommend the activity to students entering the course. Conclusion: Even without an undergraduate research program, students of this medical school report strong involvement in research activities, but discussion of the difficulties inherent in its practice is important to future developments. © 2013 Oliveira et al.; licensee BioMed Central Ltd. | - |
| Descrição: dc.description | Pathology Department, Botucatu School of Medicine, São Paulo State University, São Paulo 18618-000 | - |
| Descrição: dc.description | Botucatu School of Medicine, São Paulo State University, São Paulo 18618-000 | - |
| Descrição: dc.description | Biostatistics Department of the Botucatu Biosciences Institute, São Paulo State University, São Paulo 18618-000 | - |
| Descrição: dc.description | Pathology Department, Botucatu School of Medicine, São Paulo State University, São Paulo 18618-000 | - |
| Descrição: dc.description | Botucatu School of Medicine, São Paulo State University, São Paulo 18618-000 | - |
| Descrição: dc.description | Biostatistics Department of the Botucatu Biosciences Institute, São Paulo State University, São Paulo 18618-000 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | BMC Medical Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Undergraduate research in medical education: A descriptive study of students' views | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: