
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Silveira, Marcos | - |
| Autor(es): dc.creator | Pontes Jr, Bento R. | - |
| Autor(es): dc.creator | Balthazar, José M. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:05:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:05:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013-01-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1115/DETC2013-12241 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227642 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227642 | - |
| Descrição: dc.description | The behaviour of linear and nonlinear shock absorbers are compared to diminish vertical and angular (pitch) accelerations of passenger vehicles, improving comfort by result. A 4-dof halfcar model is used with three configurations of dampers: symmetrical, asymmetrical and front asymmetrical. The analyses use three standard road inputs and include variation of the severity parameter, the asymmetry ratio and the velocity of the vehicle. The comparison shows that the asymmetrical system, with nonlinear characteristics, tends to have a smoother and more progressive behaviour. The results show that the use of the front asymmetrical system diminishes angular oscillations of the vehicle. As lower levels of acceleration are essential for improved ride comfort, the use of asymmetrical systems for vibrations and impact absorption is a superior choice for passenger vehicles. Copyright © 2013 by ASME. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Mechanical Engineering, São Paulo State University-UNESP, Bauru, São Paulo, 17033-360 | - |
| Descrição: dc.description | Department of Applied Mathematics and Computation- IGCE, São Paulo State University- UNESP, Rio-Claro, São Paulo, 13506-900 | - |
| Descrição: dc.description | Department of Mechanical Engineering, São Paulo State University-UNESP, Bauru, São Paulo, 17033-360 | - |
| Descrição: dc.description | Department of Applied Mathematics and Computation- IGCE, São Paulo State University- UNESP, Rio-Claro, São Paulo, 13506-900 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Proceedings of the ASME Design Engineering Technical Conference | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Título: dc.title | Reducing vertical and angular accelerations with nonlinear asymmetrical shock absorber in passenger vehicles | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: