Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto de Ensino e Pesquisa em Fisioterapia Clínica de Saúde | - |
Autor(es): dc.contributor | Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Cruzeiro Do sul | - |
Autor(es): dc.creator | De Araújo, Paloma Pc | - |
Autor(es): dc.creator | De Moura Filho, Oséas F | - |
Autor(es): dc.creator | Valenti, Vitor E | - |
Autor(es): dc.creator | Gallo, Sophia Motta | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Marcela R | - |
Autor(es): dc.creator | Say, Karina G | - |
Autor(es): dc.creator | Marcomini, Renata S | - |
Autor(es): dc.creator | De Oliveira, Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Carlos Bm | - |
Autor(es): dc.creator | Wajnsztejn, Rubens | - |
Autor(es): dc.creator | De Abreu, Luiz Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:45:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:45:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014-01-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1186/1755-7682-7-1 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227422 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227422 | - |
Descrição: dc.description | Background: Although postural changes were already reported in blind adults, no previous study has investigated postural stability in blind children. Moreover, there are few studies which used a stabilometric instrument to measure postural balance. In this study we evaluated stabilometric paramaters in blind children. Methods. We evaluated children between 7 to 12 years old, they were divided into two groups: Blind (n = 11) and age-matched control (n = 11) groups by using computerized stabilometry. The stabilometric examination was performed taking the gravity centers displacement of the individual projected into the platform. Thirthy seconds after the period in which this information was collected, the program defined a medium-pressure center, which was used to define x and y axes displacement and the distance between the pressure center and the platform center. Furthermore, the average sway rate and the body sway area were obtained by dividing the pressure center displacement and the time spent on the task; and by an ellipse function (95% percentille), respectively. Percentages of anterior, posterior, left and right feet weight also were calculated. Variables were compared by using the Student's t test for unpaired data. Significance level was considered for p <0.05. Results: Displacement of the x axis (25.55 ± 9.851 vs. -3.545 ± 7.667; p <0.05) and average sway rate (19.18 ± 2.7 vs. -10.55 ± 1.003; p <0.001) were increased in the blind children group. Percentage of left foot weight was reduced (45.82 ± 2.017 vs. 52.36 ± 1.33; p <0.05) while percentage of right foot weight was increased (54.18 ± 2.17 vs. 47.64 ± 1.33; p <0.05) in blind children. Other variables did not show differences. Conclusions: Blind children present impaired stabilometric parameters. © 2014 De Araújo et al.; licensee BioMed Central Ltd. | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Ensino e Pesquisa em Fisioterapia Clínica de Saúde, Rua Vitório Orthiges Fernandes, 6123, CEP, Teresina 64073-505, PI | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Morfologia e Fisiologia Faculdade de Medicina Do ABC Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Científica, Av. Príncipe de Gales, Santo André 821, CEP: 09060-650, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista, Av. Higyno Muzzi Filho, Marília 737, CEP: 17525-900, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Saúde Materno-infantil Universidade de São Paulo, USP, Av. Dr. Arnaldo, São Paulo 715, CEP: 01246-904, SP | - |
Descrição: dc.description | Laboratório de Análise Do Movimento Instituto de Ciências da Atividade Física e Esporte Universidade Cruzeiro Do sul, Rua Galvão Bueno, São Paulo 868. CEP: 01506-000, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista, Av. Higyno Muzzi Filho, Marília 737, CEP: 17525-900, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Archives of Medicine | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musculoskeletal system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Postural balance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual disorders | - |
Título: dc.title | Stabilometric parameters analysis in children with visual disorder | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: