Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Caneppele, T. M. | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza, A C Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, G. R. | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, A. B. | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, C. R. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:17:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:17:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/227211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/227211 | - |
Descrição: dc.description | This study evaluated the influence of the surface pretreatment of indirect resin composite (Signum, Admira Lab and Sinfony) on the microtensile bond strength of a resin cement. Sixty samples made of each brand were divided into 6 groups, according to surface treatment: (1) control; (2) controlled-air abrasion with Al2O3; (3) Er:YAG Laser 200 mJ, 10 Hz, for 10s; (4) Er: YAG Laser 300 mJ, 10 Hz, for 10 s; (5) Nd:YAG 80 mJ, S15Hz for 1 min; (6) Nd:YAG 120mJ, 15 Hz for 1 min. After treatments, all the groups received an application of 37% phosphoric acid and adhesive. The pair of blocks of the same brand were cemented to each other with dual resin cement. The blocks were sectioned to obtain resin-resin sticks (1 x1 mm) and analyzed by microtensile bond testing. The bond strength values were statistically different, irrespective of the surface treatment performed, with highest values for Sinfony (43.81 MPa) and lowest values for Signum (32.33 MPA). The groups treated with the Nd:YAG laser showed the lowest bond strength values and power did not interfere in the results, both for Nd:YAG laser and Er:YAG. Controlled-air abrasion with Al203 is an efficient surface treatment method and the use of the Nd:YAG and Er:YAG lasers reduced bond strength, irrespective of the intensity of energy used. | - |
Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry São José dos Campos Dental School São Paulo State University--UNESP | - |
Descrição: dc.description | Department of Restorative Dentistry São José dos Campos Dental School São Paulo State University--UNESP | - |
Formato: dc.format | 135-140 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | The European journal of prosthodontics and restorative dentistry | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Influence of Nd:YAG or Er:YAG laser surface treatment on microtensile bond strength of indirect resin composites to resin cement. Lasers surface treatment of indirect resin composites. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: