
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Bicudo, Maria Aparecida Viggiani | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:54:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:54:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11858-010-0246-9 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/226999 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226999 | - |
| Descrição: dc.description | This study addresses aspects that should be considered in every investigation concerning the reality of the subject being investigated, which in turn provide the basis for the procedures adopted to carry out the research. It speaks about the analysis of the procedures chosen to carry out the research. It is assumed that this care should be taken by the researcher at the moment the research procedures are being defined and made explicit. It is argued that the consonance between the ontological and epistemological dimensions of what and how to investigate the subject of investigation confers a degree of confidence to the research findings. The search for that confidence transcends analyses based only on calculations and explanations of methodological procedures, regardless of how well founded they are. This study addresses mathematics education specifically, adopting a phenomenological perspective. It is focused on the constitution of mathematical idealities and of mathematics as a science under the perspective of the Husserlian phenomenological conception of reality and knowledge. Characteristics of a phenomenological pedagogy are presented, which is carried out through work that is always intentional, with the educator taking account of what occurs with himself/herself, with the life world of the school, and with the student. The student is seen as a person and as being with others, his/her classmates, and the theme is addressed in the context of the field of inquiry under focus, with the teacher and with his/ her surroundings. © FIZ Karlsruhe 2009. | - |
| Descrição: dc.description | Philosophy of Education UNESP State University of São Paulo, Av. 24 A no 1515, Bairro Bela Vista, Rio Claro SP CEP 13506-700 | - |
| Descrição: dc.description | Philosophy of Education UNESP State University of São Paulo, Av. 24 A no 1515, Bairro Bela Vista, Rio Claro SP CEP 13506-700 | - |
| Formato: dc.format | 325-336 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | ZDM - International Journal on Mathematics Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Epistemology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ontology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Phenomenology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Research | - |
| Título: dc.title | Research on mathematics education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: