Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | UNIARA | - |
Autor(es): dc.creator | De Souza Carvalho, Abrahão Cavalcante Gomes | - |
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Thallita Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Okamoto, Roberta | - |
Autor(es): dc.creator | Margonar, Rogerio | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Idelmo Rangel | - |
Autor(es): dc.creator | Filho, Osvaldo Magro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:34:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:34:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/226871 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226871 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: The purpose of this study was to evaluate the influence of reusing high-resistance drills on bone heating, immediate bone cell viability, and drill wear after performing implant osteotomies in rabbit tibias. Materials and Methods: Two hundred sequential implant osteotomies were created in the superior tibial cortex of 12 White male rabbits. Six groups were established (G1 to G6) according to the number of osteotomies performed with each drill (0, 10, 20, 30, 40, and 50). Drilling began with a spear drill, followed by 2.0-mm, 2.8-mm, 3.0-mm, and 3.15-mm helical drills. The receptor beds were collected for immunohistochemical analysis, thermal changes were quantified, and the drills were subjected to scanning electron microscopy analysis. Results: A high degree of correlation between drill wear and number of osteotomies was observed (Pearson correlation coefficient, r = 0.984). Spear drills underwent twice as much deformation as helical drills. The bone heating analysis concluded that there was no statistically significant relationship between the number of osteotomies and bone heating (P> .05), but there were greater thermal changes during drilling with the spear drill than during drilling with helical drills (ratio 3:1). Immunohistochemical analysis showed a physiologic balance of osteoprotegerin and RANKL (receptor activator of nuclear factor kB ligand) immunolabeling in all groups; however, there was greater immunolabeling of all proteins in group G6 (50 osteotomies). Conclusions: The tested drills did not cause significant bone heating after being reused 50 times; however, they caused more tissue trauma in the 50th osteotomy. Worn drills that are reused may be expected to cause excessive damage to the bone tissue and could adversely affect the osseointegration process. © 2011 by Quintessence Publishing Co Inc. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Araçatuba Dental School | - |
Descrição: dc.description | Surgery and Integrated Clinic Division Araraquara University Center UNIARA | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Surgery Department of Surgery Integrated Clinic Universidade Estadual Paulista Araçatuba Dental School | - |
Descrição: dc.description | Periodontology and Integrated Clinic Division Araraquara University Center UNIARA | - |
Descrição: dc.description | Department of Surgery and Integrated Clinic Division of Oral and Maxillofacial Surgery Universidade Estadual Paulista Araçatuba Dental School | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Araçatuba Dental School | - |
Descrição: dc.description | Laboratory of Surgery Department of Surgery Integrated Clinic Universidade Estadual Paulista Araçatuba Dental School | - |
Descrição: dc.description | Department of Surgery and Integrated Clinic Division of Oral and Maxillofacial Surgery Universidade Estadual Paulista Araçatuba Dental School | - |
Formato: dc.format | 1193-1201 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Oral and Maxillofacial Implants | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cell survival | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dental implants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immunohistochemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Osteotomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scanning electron microscopy | - |
Título: dc.title | Evaluation of bone heating, immediate bone cell viability, and wear of high-resistance drills after the creation of implant osteotomies in rabbit tibias | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: