Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Centro-Oeste | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.creator | Bicudo, Maria Aparecida Viggiani | - |
Autor(es): dc.creator | Klüber, Tiago Emanuel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:45:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:45:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/226815 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226815 | - |
Descrição: dc.description | The purpose of this study was to analyze researches in mathematical modeling in the area of Mathematics Education in Brazil. Is was investigated the mathematical modeling papers published in the Proceedings of the Third International Seminar for Research in Mathematics Education - Sipem (2007). The phenomenological point of view was adopted, basing the interpretations on the hermeneutic movement, aiming move toward a metacomprehension about this topic. The core ideas emerge from the invariants articulated in the process of making convergences as, for example, the research which the primary focus was on the modes through which teachers work some topics of mathematical program employing the modeling recourse. These invariants may indicate weaknesses when the researches remain only in the how-to; but they may also point out new possibilities for understanding conceptions and their conversion in classroom practices. | - |
Descrição: dc.description | Filosofia da Educação Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista, Rio Claro | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava (PR) | - |
Descrição: dc.description | Pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis | - |
Descrição: dc.description | Filosofia da Educação Instituto de Geociências e Ciências Exatas Universidade Estadual Paulista, Rio Claro | - |
Formato: dc.format | 905-927 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Cadernos de Pesquisa | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hermeneutics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phenomenology | - |
Título: dc.title | Pesquisa em modelagem matemática no Brasil: A caminho de uma metacompreensão | - |
Título: dc.title | Research in mathematical modeling in Brazil: The way for a metacomprehension | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: