Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | De Lemos, Marilza Antunes | - |
Autor(es): dc.creator | Liberado, Eduardo Verri | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:07:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:07:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/ICCSNT.2011.6182556 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/226802 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226802 | - |
Descrição: dc.description | This work describes a ludic proposal for programming learning of industrial robots to be developed by groups of engineering students. Two projects are presented: Tic-tac-toe Opponent Robot and Environmentalist Robot. The first project use competitive search techniques of the Artificial Intelligence, computational vision, electronic and pneumatic concepts for ability decision making for a robotic agent on the tic-tae-toe game. The second project consists of a game that contains a questions and answers database about environmental themes. An algorithm selects the group of questions to be answered by the player, analyses the answers and sends the result to a industrial robot through serial port. According with the player performance, the robot makes congratulation movements and giving a gift to the winner player. Otherwise, the robot makes movements, disapproving the player performance. © 2011 IEEE. | - |
Descrição: dc.description | Control and Automation Engineering UNESP Campus Sorocaba, Sorocaba | - |
Descrição: dc.description | Control and Automation Engineering UNESP Campus Sorocaba, Sorocaba | - |
Formato: dc.format | 2843-2846 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Proceedings of 2011 International Conference on Computer Science and Network Technology, ICCSNT 2011 | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | automation | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Palavras-chave: dc.subject | engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | robot | - |
Título: dc.title | Industrial robotics applied to education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: