Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ginciene, Guy | - |
Autor(es): dc.creator | Matthiesen, Sara Quenzer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:39:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:39:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742012000100012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/226777 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226777 | - |
Descrição: dc.description | It is not difficult to realize the importance of speed racing to the world sports scene. However, from the stádion, disputed by the Greeks of the Olympic Games of Ancient Greece, to the current 100 meters dash, there were a lot of modifications. For no other reason, the objective of this research was to record the changes that occurred in the starting system from speed racing over time. This theoretical research, characterized as a literature search, focused on collecting data related to the 100 meter dash from books, articles, pictures and websites. Among the changes identified the ones that occurred with the starting system, which include the starting block used by athletes today deserve to be highlighted. Without that, perhaps, the incredible world record of 100 meters dash of 9s58 would not have been achieved. | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Física Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa Em Atletismo (GEPPA) IB/UNESP - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Educação Física Grupo de Estudos Pedagógicos e Pesquisa Em Atletismo (GEPPA) IB/UNESP - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP | - |
Formato: dc.format | 113-119 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Motriz. Revista de Educacao Fisica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race | - |
Palavras-chave: dc.subject | Track and field | - |
Título: dc.title | The starting system in speed racing of track and field | - |
Título: dc.title | O sistema de partida em corridas de velocidade do atletismo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: