Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França | - |
Autor(es): dc.creator | Rossi, Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:33:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:33:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-01-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/226685 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226685 | - |
Descrição: dc.description | In this research, characterized as a qualitative study, we aimed to analyze the Job Profiles, Objectives and Curriculum Flows specified in Pedagogical Projects of the undergraduate Courses of Physical Education of public, state and federal universities, in the São Paulo state. We also analyzed their articulations and adequacy to the Institutional Pedagogical Project and Institutional Development Plan. The latest Resolutions of Physical Education in Higher Education and conceptualizations of the Pedagogical Project of Course are presented. The method of approach is current History. There was a documental research in order to analyze the official documents. A limited offering of public courses when compared to private institutions was verified and also, there was a greater offering of bachelor degree courses (expanded and generalized formation) concerning health, sport and leisure fields. Courses defined specifically for teachers' formation and educational gap between the pedagogical discourses and the curriculum structures were also presented. In conclusion, this research indicates the necessity of a change in the curricular mentality in order to implement the pedagogical discourses of courses. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências UNESP - Univ Estadual Paulista Departamento de Educação Física, ESCHEF, Bauru, SP | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Biociências UNESP - Univ Estadual Paulista Departamento de Educação Física, NEPEF, UNESP, Rio Claro, SP | - |
Descrição: dc.description | Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade UNESP, Rio Claro, SP | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências UNESP - Univ Estadual Paulista Departamento de Educação Física, ESCHEF, Bauru, SP | - |
Descrição: dc.description | Instituto de Biociências UNESP - Univ Estadual Paulista Departamento de Educação Física, NEPEF, UNESP, Rio Claro, SP | - |
Descrição: dc.description | Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade UNESP, Rio Claro, SP | - |
Formato: dc.format | 170-180 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Motriz. Revista de Educacao Fisica | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial professional formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical project of course | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Título: dc.title | Formação acadêmica em educação física: Perfis profissionais, objetivos e fluxos curriculares | - |
Título: dc.title | Professional formation in physical education: Job profiles, objectives and curriculum flows | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: