Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Centro de la Documentación e História de la Ciencia | - |
Autor(es): dc.contributor | Facultad de Traducción y Documentación | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Del Carmen Agustín-Lacruz, Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Gómez-Díaz, Raquel | - |
Autor(es): dc.creator | Fujita, Mariângela Spotti Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:22:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:22:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/226650 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/226650 | - |
Descrição: dc.description | The search for international impact and the need to create formal or informal networks of academic cooperation are some of the most common features of the current training offered by many universities. Aware of this difficulty and the desirability of creating synergies to enrich teaching and academic collaboration networks between universities, an experience is presented, in the context of the teaching of Information and Documentation, of inter-university collaboration for the joint design of learning activities and skills assessment, developed by teachers in the public universities of Zaragoza and Salamanca (Spain) and the São Paulo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (São Paulo, Brazil). The experience is developed using models that facilitate the structuring of learning activities aimed at the acquisition of common skills. Each activity that is proposed and developed is recorded in a spreadsheet which collects the information arranged in various fields such as: description, skills, objectives, expected learning outcomes, tools, required resources and materials, evaluation criteria, amongst others, so that the student can see what he is asked to do, how to do it and how useful it will be. This way of designing skills-based learning activities is possible, in geographically diverse academic settings through the use of Information Technology and Communication, enabling both remote cooperation between teachers and also materials offered on the platforms of each of the universities. | - |
Descrição: dc.description | Universidad de Zaragoza Facultad de Filosofía y Letras Centro de la Documentación e História de la Ciencia, Zaragoza | - |
Descrição: dc.description | Universidad de Salamanca Facultad de Traducción y Documentación Departamento de Biblioteconomía y Documentación, Salamanca | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação, Av. Higyno Muzzi Filho, 737, 17525-900, Marília, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação, Av. Higyno Muzzi Filho, 737, 17525-900, Marília, SP | - |
Formato: dc.format | 89-94 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Transinformacao | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competence based learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design of learning activities | - |
Palavras-chave: dc.subject | European higher education area | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information technology and communication | - |
Título: dc.title | Projeto colaborativo em ambientes digitais de atividades de aprendizagem e avaliação para aquisição de competências em informação e documentação | - |
Título: dc.title | Joint project in digital learning environments and an evaluation in obtaining information and documentation skills | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: